segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Mêncio

Mêncio foi um filósofo chinês do sec. IV A.C. , um dos seguidores da filosofia confuncionista de Confucio.
Aconselho, a explorarem as obras destes grandes mestres filósofos, incrivelmente inteligente.

Discípulo: O que entendes claramente da expressão ‘Eu compreendo claramente a razão das palavras que me são dirigidas?’

Mêncio: Se as palavras de alguém são erradas, eu conheço o que turva o seu espírito ou o induz em erro; se as palavras de alguém são abundantes e difusas, eu conheço o que lhe faz cair assim na loquacidade; se as palavras de alguém são licenciosas, eu sei o que afastou o seu coração da razão recta; se as palavras de alguns são ambíguas, evasivas, eu sei o que despojou o seu coração da razão recta. Desde o instante em que os defeitos nascem no coração de um homem, estes alteram os seus sentimentos de rectidão e de boa direcção; desde o instante em que a alteração dos sentimentos de rectidão e de boa direcção do coração se produz, as acções encontram-se viciadas. Se os santos homens aparecessem sobre a Terra dariam, sem dúvida alguma, o seu assentimento às minhas palavras.”

Sem comentários: